INSISTO EM ABRIR SEUS OLHOS PARA NÃO PAGAR POR SUA BURRICE


Apareci meia hora antes da meia noite no bairro Horto, Ipatinga. Mas não onde deveria estar. Caminhei invisível pela 381. Numa lanchonete inexistente conversava animadamente uma réplica de uma vizinha do autor. A original estava longe, a lamentar em seu copo sujo. O que deveria ser ocupado pelo que fizeram.
Na hora certa cheguei onde deveria, assumi uma forma humana e fiz o sinal que para o motorista seria a indicação para me deixar entrar. Na verdade, o fiz parar.
No interior, em cada poltrona uma placa de plástico macio com os dizeres “Em Nome de Jesus, eu, Fulano de Tal, votei no Boçalnaro”. Entendi de imediato o enfado celestial. E com meu ódio natural:
- Bando de merda. Isso é um transporte público; não para alguns. Envergonhem-se de expor sua imbecilidade!
Dois se levantaram e outros três os seguiram em minha direção.
- Acho que lhes temo? Eu, um ser!?
Assumindo minha imagem e a sentir os temores íntimos dos ocupantes concedi o que lhes cabia. Ao que se apavorava com câncer, o recebera.
A maioria buscava escapulir. Outros, gritando o Nome de Cristo, tentavam me repelir.
- Vim a mando de Deus, Pai de todos. De vocês, de nós e dos bons.
E a cada um dei o que lhe pertencia.
Na última fila, a penúltima passageira. Cheirei sua alma.
- Um justo! Por causa dela, serão perdoados.
Aliviados, riram.
- Mas só amanhã.
E como ri.
- Hoje ainda vou me diverti. E tu – apontando a última passageira – sinta sua dor.
Reassumi minha forma humana e sumi. Mas você está avisado.


 Autor: Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve ao Ad Substantiam semanalmente às quintas-feiras; e todo domingo no seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Imagens:
Autor Rubem Leite – foto de Vinícius Siman.
Um Ser – foto acervo Pecados, Grupo Farroupilha.

Escrito a partir de um sonho na madrugada de 18 de outubro de 2018.

Comentários

  1. Poker - Titanium Belly Button Rings - Titsanium Arts
    Poker titanium pickaxe terraria - Titanium Belly Rings. Description. Poker - titanium gr 5 Titsanium Arts. Poker. titanium keychain Titsanium Arts. titanium or ceramic flat iron Poker titanium vs ceramic flat iron - Titsanium Arts. Poker - Titsanium Arts.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas