Socialismo ou extinção (Discurso não proferido de encorajamento aos jovens socialistas do Século XXI)



Os comunistas tem todos os motivos para estarem desanimados, o bloco Socialista caiu junto ao peso geopolítico que este dava ao marxismo e aos ideais socialistas, mesmo que você afirme que aquelas experiências não são um “socialismo verdadeiro”, boa parte dos Partidos Comunistas do mundo se liberalizaram, os movimentos de “esquerda” hegemônicos defendem a ordem até mais do que os Partidos de direita e chegasse até mesmo ao absurdo de dizer que vivemos em uma sociedade pós-ideológica, pós-política e do mais trabalho. Parece ser uma completa pilhagem de toda nossa História como movimento internacional.
Os comunistas nunca se sentiram tão derrotados, tão na defensiva, o que acaba até mesmo por dar uma explicação (Não satisfatória, mas uma explicação) do motivo da esquerda seguir uma estratégia Certeauriana de “Estratégia e tática”, procurando seu espaço no “campo de visão do inimigo”. Marx, Engels, Lenin, Mao, Fidel Castro e vários outros enfrentarem oposição ideológica, responderam livros, revistas, teses e filmes de contrapropaganda produzidos para afastar os trabalhadores do socialismo e fizeram isso bem, todavia estes revolucionários não enfrentarem instrumentos de disseminação de notícias que afogam a população de falácias liberais, mentiras sobre o socialismo real, zombarias em relação as teses marxistas de sol a sol. Os milhares de posts, comentários e fake News são tantas que se torna difícil até mesmo fazer uma investigação acerca da origem destas informações. Os instrumentos de hegemonia burguesas são mais totalitários do que nunca e podem nos vencer pelo cansaço, o próprio Karl Marx com suas dezesseis horas de trabalho diário seria incapaz de responder a tudo isso.
Diante de todo esse quadro devastador alguns remam contra a maré, o Partido Comunista Revolucionário (PCR), algumas vertentes do PSOL, o Partido Comunista Brasileiro (PCB), Juventude Comunista Avançando (JCA) e outros no Brasil e no mundo procuram manter os ideias marxistas-leninistas vivos, tentando contra-atacar os chutes daqueles que dizem que estamos mortos e mortas. É uma luta que muitas vezes parece inglória. Por que ser comunista então? Para se sentir miserável e derrotado todos os dias?
Não! Certamente não!  E direi o motivo: Há muito tempo se fixou a palavra de ordem acertada “Socialismo ou Barbárie” referindo-se a extrema desigualdade social que se instauraria (E já se instaurou) caso o projeto socialismo não se realize e o neoliberalismo se globalizasse completamente. Esta palavra de ordem já explica o motivo de sermos socialistas: Lutar contra a barbárie que é uma abismal desigualdade de renda! Porém, esta palavra de ordem já está superada, agravou-se, hoje devemos falar em “SOCIALISMO OU EXTINÇÃO”!
A concorrência entre as transnacionais sedentas de mão-de-obra semiescrava, as metas de crescimento sempre crescentes, a lógica do capital de constante valorização levam, necessariamente, não apenas a exploração dos trabalhadores cada vez mais flexibilizados e a doenças mentais advindas disso, mas também ao esgotamento do próprio Planeta em que vivemos. Não há espaço, na lógica do capitalismo, para qualquer sustentabilidade! Só a propriedade social dos meios de produção poderão torna-las racionais, inserir em sua lógica o desenvolvimento ecologicamente correto!
A História do tempo presente encontra-se neste impasse, a vida na Terra está ameaçada! Alguns niilistas dizem, de forma toscamente metafísica, que a culpa é do “humano”. Nada mais mentiroso! A prática é o critério da verdade, e nossa prática que está destruindo o Planeta. É hora de muda-la. Lutar pelo socialismo em nossos dias não é apenas lutar pelos direitos da classe trabalhadora, mas é também lutar pela própria permanência da vida no Planeta Terra, que não aguentará mais cem anos de modo de produção capitalista.
E eles sabem disso! Por isso se esforçam em mentir, em dizer que não há aquecimento global. Eles sabem o custo de suas fortunas abissais e não querem que os trabalhadores saibam que simplesmente TUDO está ameaçado.
A luta contra o capitalismo é, hoje, uma luta pela própria integridade física do planeta Terra, pela permanência da vida! Coloca-se diante da classe trabalhadora esse hercúleo papel, essa tarefa revolucionária ainda maior do que aquela de Outubro de 1917! O comunismo nunca foi tão necessário e a revolução nunca foi tão atual! Vamos levantar a cabeça, pois temos muito trabalho a fazer! Organize-se, estude e lute, esteja onde estão os trabalhadores, escute-os e ajude na organização destes! Não caíam nas ladainhas liberais de “neo-marxismo” que, na verdade, apenas nos rendem aos ditamos da Ideologia dominante! Não se envergonhem, sejam Marxistas-Leninistas!
Diante de tudo isso devemos lembrar que aquele velho grito parece ter sido escrito ontem: Trabalhadores do mundo, Uni-vos!  



SUED

Nome artístico de Línik Sued Carvalho da Mota, é romancista, novelista, cronista e contista, tendo três livros publicados, também é graduada em História pela Universidade Regional do Cariri e constrói o Partido Unidade Popular pelo Socialismo. Militante comunista, acredita no radicalismo das lutas e no estudo profundo de política, sociologia, História e economia como essenciais para uma militância útil.
Escreve ao Ad Substantiam semanalmente às segundas-feiras.
Contato: lscarvalho160@gmail.com





Comentários

Postagens mais visitadas