A DESEJADA II



Em português:

- É muito melodrama para quem só quer sombra e água fresca.
                                                                                                                                             
Calado olho o meu sobrinho e penso um instante.


Ah! Não quero levantar. O sol está para nascer, mas não quero... levantar. É... É... Ai... Vou passando o tempo. Tentar dormir outra vez. É... O tempo passou e não quero levantar, mas o café tem que ser feito.
Levanto.
Vou ao banheiro, faço o que tenho que fazer. Unf.
Ponho água para ferver. Enquanto a água ferve, lavo a pia, lavo as vasilhas que ainda ficaram na pia.
Ai, meu Deus! Não quero.

Ponho açúcar na água, pó no coador, despejo a água fervente no pó.
Tomo café com leite, saio para comprar pão. Os cachorros vão comigo; como sempre.
Volto. – arfando – Alimentar-me.
Arrumar a cama. Sacudo as células mortas de meu corpo que ficaram sobre a cama. Cubro a cama...
Quê isso? Tonto... – arfando –. Labirintite atacando. – arfando – Tenho que deitar; tenho que deitar...

A respiração... Estou fraco. Mal consigo me mexer.

Meu Deus... Se passaram o quê? Dez, vinte minutos? Meia hora?
Minhas mãos estão formigando. Que isso? Meu coração acelera. A respiração se dificulta. – Voz anasalada. – A res...pi...pi...ra...ção fi...ca di...fí...cil; co...ra...ção ma...mais rá...pi...do. Mais rá...pi...do.  Res...pi...ra...ção ma...mais di...fí...cil. Co...ra...ção vai bai...xan...do, mais len...to; ma...is len...to.
Não, não há dor. Nenhu...ma dor. Oh, Deus! Será que estou conse...guindo? Final... final...mente indo embora? Por isso acho que não sinto dor nenhuma. – Arfando e voz nasal. – Respi...ração cada... vez mais ba...ru...lhenta.
Não há dor. Não há sofrimento. Cora...ção cada vez mais rápido, cada vez mais rápido, mais rápido. Respiração cada... vez mais... baru...lhenta. Cada vez... mais barulhenta... Cora...ção cada vez mais rá...pido. Não há dor. Não há sofrimento.
A respiração cada vez... mais baru...lhenta; o coração cada vez mais rá...pido. E eu, satisfeeeito.

Satisfeito. O coração começa a diminuir. Que sono gostoso. Que sensação mais boa.
- Florbela!
Minha cadelinha está me empurrando, apertando meu peito com uma patinha. Muito assustada. Não me deixa dormir. Mas o sono é tão agradável. O quero tanto... Um sono que parece tão duradooouro. Tão longo. Tão... Eterno! Que delícia.
O coração e a respiração vão se normalizando.
Ainda muito fraco. Muito consciente. Sem nenhuma agonia. Sem nenhum sofrimento.

O formigamento nas mãos recomeça. Amplia. O coração acelera, acele...ra, ace...le...ra. A respiração ca...da vez mais difí...cil, difícil, mais ba...ru...lhenta. Nenhuma agonia, nenhum sofrimento. Cada vez mais difícil respirar. Cada vez mais barulhenta. Cada vez mais forte a batida do coração. Batendo, batendo mais forte. A respiração mais difícil, barulhenta.
E vão diminuindo. O barulho, a respiração, o batimento. Tudo maaaais leeento.
O formigamento, o formigamento. O formigamento nas mãos. Agora nos pés também. Formigamento quente nos meus quatro membros. Formigamento agora também na cabeça; formigamento frio.
O coração acelerando, a respiração se dificultando. Mais difícil, mais barulhento, mais difícil, mais barulhento. O coração mais acelerado, mais acelerado, mais acelerado...

Ah! Que deliciosa sensação que está ressurgindo. Doce sensação de sono. De muito sono. Gostoso sono. Ah, coisa mais maravilhosa...
- Florbela... Deixa-me dormir. É um sono tão bom. Para de empurrar meu peito. Florbela...

O sono se vai.
Sou socorrido. Faire e Julián me acodem enquanto Ramón chama a ambulância.
Florbela não quer deixar que me tirem de suas vistas. Com um coberto, para não ser mordido, Julián tira a Florbela.
Vitório, meu outro cachorrinho, vem e ocupa o lugar dela. Não querem me deixar levar para fora de suas proteções. Parecem pensar “Aonde vai leva-lo. Não o conheço... Tenho que cuidar dele.”. Com o mesmo cobertor, Julián leva Vitório para outro lugar.
Agora é o Federico. O Federico não quer deixar-me levar para onde não entendem.
Os cachorros querem me proteger. Não sabem para onde vou. O que me acontecerá. Mas eu quero dormir. Contudo, tenho que ficar. Não, não quero! Mas tenho que ficar.
Vou ao UPA. Faire me acompanha.
Lá me recupero. Fazer o quê?

Em casa, tentando continuar meus deveres, ouço:
- Você só não quer mais cumprir suas obrigações e por isso os empurra aos outros.
Não falo nada.
Mas penso: Quando alguém quer acreditar em algo, nada mudará suas crenças. Nem os fatos, nem a verdade.
Da janela de meu quarto olho o céu de madrugada.


En español:

LA DESEADA

- Es mucho melodrama para quien solo quiere sombra y agua fresca.

Callado miro mi sobrino y pienso un rato.


- ¡Ay! No quiero levantarme. El sol está para nacer, pero no quiero… levantar. No… No… Ay… Voy pasando el tiempo. Intento dormir otra vez. Ay… El tiempo pasó y no me quiero levantar. Pero el café tiene que ser hecho.
Levanto.
Voy al baño, hago lo que tengo que hacer. Unf.
Pongo agua para hervir. Mientras el agua hierve, lavo la pila, lavo las ollas que todavía se quedaron en el lavaplatos.
¡Ay, Dios! No quiero.

Pongo azúcar en el agua, polvo en el colador, despejo el agua herviente en el polvo.
Bebo café con leche, salgo para comprar pan. Los perros me acompañan; como siempre.
Volvo. Ay. Me alimento.
Arreglo la cama. Sacudo las células muertas de mi cuerpo que allá se quedaron. Cubro la cama…
¿Qué eso? Mareado… – Arfando –. Laberintitos atacándome. – Arfando. – Tengo que acostarme, tengo que acostarme…
La respiración… Estoy débil. Mal puedo moverme.

Dios mío…. ¿Se pasó cuánto tiempo? ¿Diez, veinte minutos? ¿Media hora?
Mis manos están hormigueando. ¿Qué ocurre? Mi corazón acelera. La respiración se dificulta. – Voz nasal. – La res…pi…pi…ra…ción es…tá más di…fí…cil; co…ra…zón… má…más rá…pi…do. Más rá…pi…do. Res…pi…ra…ci…ón más di…fí…cil. Co…ra…zón se va ba…jan…do, más des…pa…cio, más des…pa…cio.
No, no hay dolor. Nin…gún do…lor. ¡Oh, Dios! ¿Será posi…ble que estoy con…siguien…do? ¿Final… final…mente haré el gran viaje? Por eso, creo, no siento ningún dolor. – Arfando y voz nasal. – Respi…ración cada… vez más ba…ru…llenta.
No hay dolor. No hay sufrimiento. Cora…zón cada vez más rápido, cada vez más rápido, más rápido. Respiración cada… vez más… baru…lenta. Cada vez… más barullenta. Cora…zón cada vez más rá…pido. No hay dolor. No hay sufrimiento.
La respiración cada vez… más baru…llenta; el corazón cada vez más rá…pido. Y yo, satisfeeecho.

Satisfecho. El corazón comienza a disminuir. Que sueño más rico. Sensación más buena.
- ¡Florbela!
Mi perrita está me empujando, apretando mi pecho con una patita. Muy asombrada. No me deja dormir. Pero, el sueño es tan exquisito. Lo quiero tanto… Un sueño que parece tan perduraaable. Tan largo. Tan… ¡Eterno! Qué rico.
El corazón y la respiración se van normalizando.
Todavía muy débil. Muy consciente. Sin ninguna agonía. Sin ningún sufrimiento.

El hormigueando en las manos recomienza. Amplia. El corazón acelera, acele…ra, ace…le…ra. La respiración ca…da vez más difí…cil, difícil, más ba…ru…llenta. Ninguna agonía, ningún sufrimiento. Cada vez más rara la respiración. Cada vez más barullenta. Cada vez más fuerte las latidas del corazón. Latiendo, latiendo más fuerte. La respiración más rara, más difícil, más barullenta.
Y se van decreciendo. El barullo, la respiración, las latidas. Todo máááás despaaaacio.
El hormiguear, el hormiguear. El hormiguear en las manos. Ahora en los pies también. Hormiguear caliente en los cuatro miembros. Hormiguear ahora también en la cabeza; hormiguear frio en la cabeza.
El corazón apresurado, la respiración dificultosa. Más difícil, más barullenta, más difícil, más ruidosa. El corazón más acelerado, más apresurado…

¡Caray! Qué rica sensación que está resurgiendo. Dulce sensación de sueño. De mucho sueño. Exquisito sueño. Ah, cosa más increíble…
- Florbela… Déjame dormir. Es un sueño tan bueno. Para de empujar mi pecho. Florbela…

El sueño se va.
Soy socorrido. Faire y Julián me acuden mientras Ramón llama la ambulancia.
Florbela no quiere dejar que me quiten de sus vistas. Con un cobertor, para no ser mordido, Julián la saca.
Vitório, mi otro perrito, viene y ocupa la posición de ella. No quieren dejar llevar para fuera de sus protecciones. Parecen pensar “¿Adónde va a llevarlo? No lo conozco… Tengo que cuidarle.”. Con lo mismo cobertor, Julián lleva Vitório a otra pieza.
Ahora es el Federico. El Federico no quiere dejarme llevar para donde no comprenden.
Los perros quieren protegerme. No saben para donde voy. Qué me acontecerá. Pero quiero dormir. Sin embargo, tengo que quedarme. No, ¡no quiero! Pero tengo que quedarme.
Voy al hospital. Faire me acompaña.
Allá me recupero. ¿Qué hacer?

En casa, intentando continuar mis tareas, oigo:
- Usted solamente no quiere más cumplir sus obligaciones y por eso los empurra a los demás.
No hablo nada.
Solo pienso: Cuando uno quiere creer en algo, nada cambiará sus creencias. Ni los hechos, ni la verdad.
Por la ventana de mi pieza miro el cielo por la madrugada.


 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve ao Ad Substantiam semanalmente às quintas-feiras; e todo domingo no seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Imagens:
Céu na Madrugada (Cielo en la Madrugada) – foto do autor.
Foto do autor, por Vinícius Siman.

Experiência do dia 03. Gravação de áudio no dia 06; transcrição no dia 07; trabalhado nos dias 08 e 09. Tudo em agosto de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas