ONDE A IMBECILIDADE GRASSA O POVO SE ENGRAÇA


Estratégia de Manipulação 01


A Distração¹:
Desviar a atenção do que é importante e das importâncias decididas pelas elites econômicas através de contínuas distrações insignificantes. A estratégia da distração também serve para desviar o interesse do povo em buscar conhecimentos essenciais de áreas como ciência, economia, psicologia e outros.

Leitura do cronto no canal aRTISTA aRTEIRO:

O céu cinzento não significa tristeza. Também não é alegria. É um dia. Na câmara municipal a população em peso compareceu; compareceu a lugar nenhum, diga-se a verdade. A ela não interessa o certo nem os fatos; apenas os boatos. E isso no conforto de suas casas sem conforto porque tudo privatizado nos priva de tudo.
Mas como dizia, na câmara municipal ia-se discutir a questão de gênero nas escolas. Ao sistema interessa escola sem partido. Quer dizer, escola sem posicionamento. Posicionar-se significa criticar e denunciar as famílias de bem, da moral e dos bons costumes a estar acostumada à imoralidade de seus chefes terem mais de uma família; ou de proteger o aluno que sofre abusos em seus lares ou outros pontos da sociedade; ou de proteger a diversidade.
Mas se a população em massa não compareceu à câmara, uma dúzia de artistas, educadores e outros foram. E estes lutam pela sociedade e pela Constituição.
Mas se a população em massa não compareceu à câmara, três dúzias de famílias de bem foram. E estas lutam pela moral, bons costumes e pela religião.

Na reunião pela diversidade, Camila Oliveira explica a diversidade e Maura Gerbi diz:
- Queremos a paz. Não a paz do cemitério, mas uma paz ativa. Paz onde haja pluralidade e diversidade. Queremos uma sociedade onde todos caibam e que todas as famílias sejam, de fato, respeitadas. Na nossa sociedade algumas são, mas a grande maioria não é. Porque é nas grandes massas que as famílias são vilipendiadas o tempo todo. Para nós, liberdade e democracia não são abstratas; são algo concreto, pois liberdade, democracia e justiça significam moradia, educação, saúde, transporte, cultura, esporte; significam a possibilidade de cada qual poder desenvolver-se onde mais tem potencialidade. Contudo, vivemos em uma sociedade injusta e em tempos obscuros. E cabe a nós lutarmos pelo todo e não apenas por alguns.

Pelo celular se lê:
Na sala de aula uma professora: “Um trem percorre o trilho e na frente há uma bifurcação. Em uma linha estão cinco pessoas e na outra, uma. Não dá para parar o trem porque está em alta velocidade. Para qual das linhas você levaria? O que você faria?”. “Fessora, eu... eu tiraria a pessoa sozinha e punha na linha que estão cinco e passaria o trem em cima do povo todo...”. “Naná Pedregulhinho! Que isso, menino?”.

Na reunião para discussão de gênero, o vereador e candidato a prefeito, Wándalo Engana, em “nome” de Jesus, entoa uma música de sua igreja. – Atenção ao pronome possessivo... – e destoa a realidade à medida que as famílias de bem se unem para cantá-la e nada ouvem além da canção.
Os artistas dialogam, mas as famílias nada escutam, menos ainda aos próprios cérebros.
Naná Pedregulho Quintão espalha uma cartilha dizendo que os artistas, educadores e outros querem transformar meninos em meninas e meninas em meninos; que haja um só banheiro nas escolas para atender meninos e meninas. As famílias de bem nada mais ouvem; simplesmente gritam, gritam e berram.
Os educadores dialogam, mas as famílias nada escutam, menos ainda aos próprios cérebros.
A AAAPI – Associação de Aposentados com Alzheimer e Pensionistas de Ipatinga – através de seu vice-presidente discursa e conta os feitos da organização durante a reunião de discussão de gênero. Anuncia a abertura de torneio de futebol society, do arraiá dos pioneiros e o retorno do futebol após o feriado. As famílias de bem aplaudem, aplaudem e aplaudem.
Os artistas, os educadores e outros dialogam, mas as famílias nada escutam, menos ainda aos próprios cérebros.

No celular as famílias leem e não pensam:
Ainda enquanto candidato a vereador, Wándalo conta piadas para um comparsa, digo, companheiro: “Para acabar com a miséria e com o sofrimento dos pobres há que entender-se que quanto mais mortes houver, menos mortes terão.” – Risos. – E continua: “O dinheiro das multinacionais voa até Luxemburgo; o dinheiro dos políticos voa à Suíça.” O compars... Digo, o companheiro pergunta: “E o dinheiro do povo?”. “Ah! Este também voa, mas o povo não se sabe para onde...”. – Gargalhadas.

Olho para o passado e o vejo a repetir-se no presente. Contudo, os artistas, os educadores e outros dialogam para um futuro melhor.


Descanse em paz, Ipatinga. Que Deus tenha piedade de sua alma. Cavou a própria sepultura, agora deite.

¹ Fora de Ordem. As Dez Estratégias de Manipulação de Massas de Noam Chomsky, de Avram Noam Chomsky. Disponível https://www.youtube.com/watch?v=xBVUBJXWXWY&index=284&list=LLIH2YzhXzK4qmn97DyBrAbA&t=23s . Acesso 04 Jun 2018.

 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve ao Ad Substantiam semanalmente às quintas-feiras; e todo domingo no seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Foto do Vinícius Siman.

Escrito e trabalhado entre os dias 04 e 07 de junho de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas