FOI, PENSANDO EM VOLTAR


Resenha da História do Brasil Império.


“Se o 7 de setembro marca a independência do Brasil, o 7 de abril marca uma renovação (ou refundação) do processo independentista”.
(COSTA, 2017, p. 71).

Dom Pedro I, com a morte do pai, assumiria o trono português assim como continuaria com o trono brasileiro, ou seja, governaria dois países em continentes diferentes.
Contudo, para o Brasil significaria um retrocesso: deixar de ser independente para voltar a ser Reino Unido; o que não convinha á elite. O povo, por sua vez, em nada participara do processo ou mesmo fora questionada nas discussões. Caso raro esse, já que – rarrarrá – os governantes brasileiros sempre pensam no – rarrarrá – povo.
Por isso ele assume o trono português e se abdica do trono brasileiro, deixando seu filho como Imperador do Brasil. Porém, sendo este uma criança quem governou foi o braço direito (Cel. Francisco de Lima e Silva) do ex-imperador; ficando, na prática, a mesma coisa enquanto ele não resolvia os problemas portugueses e voltasse ao Brasil. O que não aconteceu devido à morte inesperada de Dom Pedro I.


COSTA, Marcos. A História do Brasil para Quem tem Pressa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Valentina, 2017. P. 70-71. Resumo de Rubem Leite.

 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve ao Ad Substantiam semanalmente às quintas-feiras; e todo domingo no seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Foto do Vinícius Siman.

Resenha manuscrita em janeiro de 2018. Trabalhada entre os dias 03 e 05 de abril de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas