SENHOR E VOCÊ


Leitura do cronto pelo autor no canal aRTISTA aRTEIRO:

“A tarde talvez fosse azul se não houvesse tantos desejos” ou talvez se não fosse noite. O gato olha pela janela a conversa que vem de baixo.

- Dona Patia, deixe-me explicar um pouco sobre mim para, se pensar diferente, a senhora não se sentir lograda. Não sou religioso. Nem creio na Bíblia. Sou completamente a favor do ser humano em todas as suas diversidades. Tenho certeza que Malalafáia, Boçalnaro, Féuliciano e outros da mesma laia são inimigos de Deus. A página no Caralivro donde a senhora me conheceu tem como objetivo divulgar meus trabalhos; tantos os artísticos quanto os educacionais. Se ainda assim me quiser entre seus contatos, comunique-me, por favor. Ficarei contente em consolidar amizade.
- Mas você, Benito, não acredita na Bíblia e acredita em Deus? Os três citados acima são inimigos de Deus? Tem certeza? Como crer em Deus, mas não crer na Bíblia e, mais surpreendente ainda, não acreditar neles...
- Não creio. Como poderia ser de Deus algo que O define como um ser infantilizado? A Bíblia não é de Deus. Deus, segundo a Bíblia, é semelhante a uma criança pirracenta, chata, com complexo de inferioridade, necessidade de aprovação, covarde e psicopata. Sim, acredito em Deus; não como é definido pela Bíblia. Não em um livro ou coleção de livros que tem como herói máximo, exemplo a ser seguido, um estuprador, torturador, mutilador, traidor, escravagista, falso amigo, falso religioso.
- Quem?
- O rei Davi.
- Huuuum.
- Onde não aceita o amor, mas abençoa o estupro e o incesto.
- Mas o que conta a Historia? Conta como os homens do passado procederam. Independente de intervenção divina. A Bíblia é apenas mais um livro que conta a história de pessoas corruptas e justas como nos dias de hoje. Você não pensa assim? E que fala do Amor de Deus em perdoar tanta gente errada.
- Dona Patia, segundo a Bíblia, Deus criou o mal. Portanto, ele pune as pessoas por algo que Ele criou. Não tenho dúvida, Deus é Amor que somente dá. Não criou nada ruim, imperfeito etc. Assim, a Bíblia não representa Deus, apesar dos padres e pastores jurarem o contrário. A Bíblia é um instrumento de dominação, não de confraternização. De ódio, não de Amor. Mesmo que digam e redigam o contrário. Pense bem. Analise. A senhora pode até ponderar naquela passagem que diz “Analisai todas as escrituras e retendes o que é bom.” Quer dizer: pense com sua cabeça, reflita com seu raciocínio. Decida por si. Não pela cabeça alheia, raciocínio alheio, decisão alheia.
- Você acredita que Deus criou os anjos? Criou o ser humano?
- Sim, apesar da visão de anjos não ser como pregam. Resumindo. Depois de passar mais de vinte anos analisando a Bíblia concluí que ela é instrumento de dominação. Não a leio mais.
- Entendo...
- Não apoio dominações, subordinações. Apoio o respeito ao outro sem dizer como devem pensar, falar, agir.
- Me responde uma coisa. Deus deixou o livre arbítrio para os anjos e para o homem. Senão ninguém serviria a ele por amor. Você é uma boa pessoa... Uma pessoa iluminada pelo Amor... Mas se você quisesse optar por fazer o mal às pessoas, ser um ladrão, um homicida. Você acha que Deus te impediria? Se ele te forçasse a fazer só a vontade dele onde estaria o seu livre arbítrio? Deus não criou o mal; quem criou foi as criaturas que Deus criou. Os anjos e nós. Pela desobediência. Você concorda?
- Veja o sétimo verso do capítulo quarenta e cindo de Isaías.
- Deus! Deus não ama o que as pessoas fazem de errado... Não ama o pecado, mas ama quem comete o pecado. Esta é a fraqueza dele. Amar demais.
- A senhora está apenas repetindo o que tem ouvido desde criança. Quase tudo sofisma. Não está analisando os fatos lá expostos.
- Não. – Gargalha. – Analiso sim.
- Ouviu! Ouviu tudo isso que disse acima. Repetindo trechos escolhidos, fora de seu contexto. Há que ser fria e imparcial. Ler o que está lá; e não apenas aceitando as “explicações” que te dão.
- Benito, eu tiro minhas próprias conclusões...
- O livre arbítrio. Davi estuprou, torturou etc. e é apresentado como um escolhido de Deus... Desculpe, não se ofenda. Mas as suas conclusões são as velhas conclusões que te encalcaram. Não uma análise do porque ela proíbe amor entre pessoas do mesmo sexo, mas abençoa o incesto de Abrãao e Sara, os estupros de vários personagens.
- Mas você não falou que Deus é amor? Você queria que Deus não perdoasse a ele? É isto? O problema é que Deus perdoa qualquer pecado e você não concorda?
- Dona Patia, veja bem, a senhora está confundindo o perdão de Deus com a “benção” dEle. A Bíblia apresenta como abençoados; não como errados e monstruosos que são. Ou quando, segundo a Bíblia, Deus repreende, Ele assim o faz punindo quem não tem nada com isso; punindo os inocentes. Rei Davi matou o “amigo”, “casou” com a mulher do falecido e a quem Deus fez sofrer? A criança que nasceu desse estupro. Não o assassino. “Ah! É para ele sofrer com a agonia do filho...” Pode algum incauto dizer. Então vejo que o Conde de Monte Cristo é mais evoluído que Deus... Contudo, eu, Benito, discordo, mas é o que a Bíblia aponta.
- Conde de Monte Cristo?
- Obra literária de Alexandre Dumas e Auguste Maquet. No livro, quando o conde viu que para se vingar faria sofrer uma inocente, abre mão de seu rancor e perdoa. Mas, segundo a Bíblia, Deus faz sofrer os indefesos, não os fortes. São os animais e as crianças, não os poderosos do Egito; como na história de Moisés.
- Se você não acredita na Bíblia como você tirou a conclusão sobre Deus e a Sua personalidade? Como você acredita nele se o único livro que fala dele é a Bíblia?
- Primeiro, a Bíblia não é o único livro a falar de Deus. Essa declaração comprova que a senhora não está praticando o preceito que deveria seguir: Analisai todas as escrituras... Segundo, como disse a pouco, analisando os fatos e vendo na própria Bíblia – como os exemplos dados, porque há outros casos – que ele abençoa estuprador e não os homoafetivos. Falei também que já estudei bastante a bíblia. Mas por que Ele, segundo a Bíblia, não aceita amor entre pessoas do mesmo sexo, mas aceita estupro?
- Porque foi uma ordenança dele desde o início do mundo. Ele ordenou que o homem deixasse pai e mãe para se casar com uma mulher e povoasse a terra. Que desse continuidade aos planos dele. Que fizéssemos o que ele havia começado a fazer.
- Tá. Certo. E outra vez, repete o que ouviu desde sempre. Não parou para pensar que, segundo a Bíblia, Deus aceita a escravidão, a guerra e outros ódios. Poderia falar ainda sobre a Bíblia não condenar a escravidão e muitas outras questões.
- Condena sim...
- Não, não condena. O máximo que ela faz é dizer – à semelhança de um pai pusilânime falando com o filho mimado – “Que coijinha feinha. Não pode, viu! Pápi num gosta... ah! Num faz essa carinha... Óóóó!”. Falando seriamente, o máximo que a Bíblia faz é dizer para os escravos obedecerem aos seus senhores em Cristo e os senhores a tratarem seus escravos como irmãos em Cristo... Entendeu? Irmãos! Tenha dó.
- Porque foi uma ordenança dele desde o início do mundo...
- E outra vez, dona Patia, a senhora repete o que ouviu desde sempre. Não observou as partes onde, segundo a Bíblia, Ele diz que você, por ser mulher é suja, indigna, incapacitada etc. Discordo. Mulher não é nada disso.
- É porque ele criou assim. Ele deixou leis e quem a desobedecer... uma hora vai pagar o preço.
- Boas reflexões... “Ele criou assim” é tão simples essa resposta. Tão simples... e irrefletida.
- Me responda uma coisa, rapidinho.
- Sim. Mas será que uma resposta poderia ser dada rapidinha e você pararia para ouvir; pararia de dar ouvidos ao que te lavou o cérebro desde criancinha?
- Sobre o casamento, por que Deus não aceita casamento entre divorciados? Pra Deus o casamento é até que a morte os separe?
- Teria que parar para fazer uma análise. Mas como não vou pegar a Bíblia para lê-la você poderá continuar com suas irreflexões repetitivas ou parar para pensar, refletir, filosofar. Mas eu peço sua licença. Tenho que me retirar agora. Estou cansado e tenho que sair com meu irmão, a quem tomo conto. Se puder, veja este texto de Rubem Leite: http://artedoartista.blogspot.com.br/2017/12/ao-diferente.html
- Benito, existem mistérios nesta área sexual que a gente não conhece.
- Não conhece ou é mais uma das incontáveis “regras” que dizem que por Ele foi dada? Mas realmente vou indo. Abraços!
- Foi um prazer te ouvir. Uma boa noite pra você e sua família. Abração!

Os dois se afastam e Liminha, o gato, continua na janela.


 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve ao Ad Substantiam semanalmente às quintas-feiras; e todo domingo no seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Foto do Vinícius Siman.


Escrito na tarde de 01 de janeiro de 2018. Trabalhado entre os dias 07 e 15 de fevereiro do mesmo ano.

Comentários

Postagens mais visitadas