Significado e Significante


Durante toda a sua vida curta, pontos da paisagem lhe eram especialmente estranhos, isso tendo em vista que quase tudo é esquisito para alguém de sua idade.
Eram sinais incógnitos, formados por curvas misteriosas, algumas suaves, outras bruscas, marcadas por algumas rupturas, traços que cortam, atravessam a metade, o topo, a parte de baixo, enfim, os detalhes, as divergências de um para o outro tornavam estes símbolos ainda mais nebulosos.
Isso era antes, agora os símbolos completam-se em sua estrutura, tornam-se inteligíveis, fazem-se signos. A paisagem agora é mais completa. De mãos dadas com sua mãe, aponta para o ônibus que se aproxima e consegue interpretar os símbolos de significado socioculturalmente construído:
– Novo Juazeiro. – Lê.
– Depois que aprende a ler, quer ler tudo. – Afirma a mãe, sorridente.
– Mãe, moramos numa cidade chamada Juazeiro, né?
– É, minha filha.
– Então por que nosso bairro se chama Novo Juazeiro? É um Juazeiro novo, é?
– Bem...

É, ler caracteres não é o fim, nem o começo das questões.





SUED

Nome artístico de Línik Sued Carvalho da Mota, é romancista, novelista, cronista e contista, tendo três livros publicados, também é graduanda em História pela Universidade Regional do Cariri. Militante comunista, acredita no radicalismo das lutas e no estudo profundo de política, sociologia, História e economia como essenciais para uma militância útil.
Escreve ao Ad Substantiam semanalmente às segundas-feiras.
Contato: lscarvalho160@gmail.com








Comentários

Postagens mais visitadas