À quem serve a sensação de impunidade?

Escrevo este texto depois de ler pela centésima vez que Suzane Von Richthofen sairá da cadeia por um dia em vista de um feriado e ler milhares de comentários nas redes sociais incendiados, denunciando a impunidade e prevendo o fim do mundo. 
Antes de passar para um raciocínio mais profundo, vamos fazer um exercício de lógica básica: No Brasil, possui o direito de saídas temporárias aos feriados todos os presidiários de regime semiaberto, que tenham cumprido 1/6 da pena total se for primário, ou um quarto em caso de reincidência, e boa conduta carcerária. 
Suzane está no semiaberto com boa conduta carcerário, logo tem direito a saídas temporárias. Diante de um truismo passo para a indagação: qual seria a razão da mídia nos informar cada saída da presidiária nos seus 5 dias de saída temporária concedidos por lei? 
Meus caros leitores e minhas caras leitoras, a Escola de Frankfurt já respondeu minha pergunta um século antes que minhas dúvidas surgissem em seus olhos. Dominação política é a intenção. Cada notícia que a mídia hoje se propõe a retratar é uma fagulha a mais para uma pira medieval chamada caos. A revolta e o ódio, a insubordinação as leis e a aversão a política serve a um projeto que busca criar o caos da democracia moderna permitindo o nascimento de totalitarismo que serve a elite,  que foi enfraquecida na Era da Razão. 
Cada vez que leio as grandes mídias me vejo em 1984 de Orwell. Odiamos a quem eles querem, amamos a quem nos designa. A mídia cria inimigos públicos para incendiar o ódio popular, criando um ambiente de revolta e imbecilidade que pode ser adequadamente designado como berço esplêndido de ditador. 
Amigos e amigas comunistas, anarquistas, socialistas, maoistas, stalinistas, das centro-esquerdas, das direitas, liberais (...) como ficamos escravos da mídia de massa! Quem este ano passou ileso de uma briga entre amigos e familiares devido a um comentário em notícia na rede social? Vejam! A mídia está também manipulando nossas relações. Faz parte do caos. A cada dia que não nos unimos contra as elite que visam nos transformar em massa nos prestamos a manipulação e contribuímos para o Brasil de 1964. É tempo de fazermos nossas escolhas e pensarmos em cada linha que lemos e a quem ela serve. 
...
No mais... Feliz Natal a todos e que Thomas Adorno nos proteja! Que o bom velhinho, leia-se Marx, nos ensine a ser mais solidários, devotados  aos outros e renove nosso espírito revolucionário. 

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/escola-de-frankfurt-critica-a-sociedade-de-comunicacao-de-massa.htm

http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/presos/parte9.htm


Josué da Silva Brito
Escritor e poeta bissexto.
Colunista aos sábados.
josuedasilvabrito1998@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas